FAQ

FAQs – PERGUNTAS FREQUENTES

A Shoyce é uma marca que se preocupa com a tua saúde e a tua qualidade de vida. Os seus produtos são concebidos para facilitar o teu dia-a-dia, respeitando o planeta. A Shoyce escolheu oferecer-te o melhor. Se mesmo assim ainda tiveres dúvidas temos todo o gosto em ajudar-te.

Sim, as receitas são exatamente iguais, produzidas com os mesmos ingredientes e por consequência com as mesmas características nutricionais e organolépticas, sem glúten, sem lactose, sem OGM e Vegan. A única diferença está apenas na dimensão da embalagem.

Os produtos Shoyce podem ser consumidos por crianças a partir de 1 ano de idade, como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Especialmente enriquecida em vitaminas e minerais, baixa em açúcares e adoçada com o açúcar da fruta, Shoyce Junior pode ser consumida por crianças com idades entre 1 e 3 anos de idade. Em caso de dúvida ou preocupação relacionada com a alimentação de crianças recomenda-se uma consulta ao pediatra.

A NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A. apoia o ponto de vista de que os diabéticos deveriam seguir as mesmas indicações para uma dieta saudável do que a população em geral, ou seja, uma dieta pobre em gordura (especialmente gordura saturada), pobre em açúcar e sal, com refeições baseadas em hidratos de carbono complexos e rica em frutas e legumes.
Os produtos Shoyce reúnem condições para integrar uma dieta equilibrada, no entanto alguns dos nossos produtos, como as bebidas aromatizadas e com cacau, podem conter um pouco mais de açúcar. Verifica sempre as informações nutricionais disponibilizadas e opta por uma referência com menos açúcar, tal como o Shoyce Essencial.
Para mais informações sobre uma dieta adequada a diabéticos recomenda-se o aconselhamento com o médico de família ou dietista.

Sim. Os nossos produtos podem ser utilizados da mesma forma que os produtos lácteos, por isso poderás substituir os lacticínios por bebidas e/ou produtos Shoyce.

Não. A NUTRE – INDUSTRIAS ALIMENTARES, S.A. tem implementados procedimentos de aprovação de fornecedores e produtos que visam o controlo de todos os ingredientes, com vista a garantir a total ausência de derivados animal.

Segundo o Comité científico da ENSA Efeito (www.ensa-eu.org), colocou-se a hipótese de que as baixas taxas de cancro da próstata nos homens asiáticos poderiam dever-se à inclusão de alimentos de soja na sua dieta habitual. De facto, os estudos que investigaram esta possibilidade mostraram que os homens que ingerem regularmente alimentos de soja têm um risco de cancro da próstata 30% inferior, em comparação com aqueles que não ingerem estes produtos frequentemente. Nestes estudos, os homens com menor risco consumiam cerca de duas porções de alimentos de soja diariamente.
Além de reduzir o risco de cancro da próstata, a soja pode ser benéfica para os homens que já apresentam esta doença. Os estudos revelaram que a soja afeta favoravelmente os valores de antigénio específico da próstata (PSA) nos doentes com cancro da próstata. O PSA é uma proteína produzida pela glândula prostática, que é utilizado como indicador de cancro da próstata.
Os estudos indicam que em doentes com cancro da próstata que foram tratados sem sucesso, a ingestão de aproximadamente três porções de alimentos de soja por dia retarda o aumento dos níveis de PSA. Apesar de os mecanismos de ação não serem totalmente conhecidos, os cientistas acreditam que a explicação para a diminuição do risco de cancro da próstata pelos alimentos de soja poderá estar nas isoflavonas, constituintes naturais da soja.

A NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A tem implementados procedimentos completos de C.I.P (limpeza em circuito fechado) em todos os equipamentos produtivos. As águas de limpeza são analisadas e validadas por laboratórios externos, de forma a garantir que o risco de contaminação cruzada seja muitíssimo reduzido. Além disso, cada produto final é ainda analisado também em laboratório externo de forma a validarmos a não contaminação por alergénios.
No caso das bebidas de aveia garantimos a ausência de glúten diretamente no fornecedor, optando por adquirir matérias-primas que oferecem garantias de isenção de glúten.
Cada lote de produto é testado antes da saída da fábrica, de forma a despistar qualquer possibilidade de contaminação cruzada nos processos incorporados, sendo que estes testes serão mantidos até que a experiência adquirida permita a sua descontinuação.
A decisão de rotular os nossos produtos com a informação “pode conter vestígios de soja, aveia…” ou “Os produtos são produzidos na mesma linha de produção de bebidas…”, tem como objectivo manter os nossos consumidores informados sobre as alterações na produção.

Os produtos Shoyce são excelentes alternativas para incluir numa dieta saudável e de controlo do colesterol, pois tratam-se de produtos de origem vegetal, baixos em gorduras saturadas, ricos em proteínas de soja de alta qualidade, baixos em ácidos gordos saturados, ricos em ácidos gordos polinsaturados e naturalmente livres de colesterol.
Uma dieta apoiada em produtos vegetais permite a redução do consumo de gorduras saturadas o que contribui para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue.
Estudos realizados revelam que a inclusão de, pelo menos, 25g de proteína de soja na alimentação diária, como parte de uma dieta baixa em gorduras saturadas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

Estas bebidas podem conter vestígios de soja, pois são produzidas na mesma linha de produção, contudo, os rigorosos procedimentos de higienização implementados na NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A. reduzem ao mínimo o risco de contaminação cruzada.
A decisão de rotular os nossos produtos com a informação, “pode conter vestígios de soja, aveia…” ou “Os produtos são produzidos na mesma linha de produção de bebidas…”, tem como objetivo manter os nossos consumidores informados sobre as alterações na produção.

As dietas ricas em alimentos vegetais são reconhecidas pelos seus benefícios para a saúde e bem-estar, pois são dietas que estão associadas a alimentos baixos em gordura, nomeadamente gorduras saturadas, o que é particularmente importante para a saúde do coração. Por outro lado os produtos vegetais possuem elevado teor de fibras, são ricos em ácidos gordos insaturados, vitaminas, minerais e antioxidantes. É sabido que o elevado teor de fibras normalmente presente neste tipo de dietas proporciona uma maior sensação de saciedade e satisfação.
Alguns ingredientes de origem vegetal, tal como a soja, os frutos secos e a aveia, desempenham ainda um papel importante numa dieta de controlo de colesterol.
Ressalva-se que não é necessário ser vegetariano para beneficiar de uma dieta baseada em produtos de origem vegetal. Não necessitas de abdicar totalmente de produtos de origem animal, basta adaptares as porções que consomes. Em vez de optares por refeições centradas em grandes porções de carne, tenta começar com alimentos vegetais e adiciona pequenas quantidades de peixe, carne ou produtos lácteos.
As frutas e os vegetais representam uma grande parte da alimentação com base vegetal, no entanto existem outros alimentos maravilhosos que, para além de adicionarem variedade à alimentação, contribuem de uma forma saudável para a ingestão dos nutrientes de que precisamos. Uma dieta apoiada em produtos de origem vegetal inclui: grãos integrais (energia e fibras); feijões e leguminosas, incluindo a soja, (proteínas); frutas e vegetais (vitaminas, minerais e antioxidantes); frutos secos e sementes (gorduras saudáveis).

A intolerância alimentar mais comum e conhecida é a intolerância à lactose e está relacionada com a deficiência da enzima lactase. A enzima lactase, que é produzida no nosso sistema digestivo, permite a correta digestão da lactose – açúcar natural do leite de vaca.
Caso o nosso organismo não produza a enzima lactase em quantidade suficiente, parte da lactose passa pelo intestino sem ser digerida, podendo provocar sintomas como mau estar intestinal, afrontamentos, diarreia etc. A resolução deste problema passa por evitar o consumo do leite de vaca e da lactose, substituindo-os por alternativas nutritivas, como os produtos Shoyce.
Este tipo de intolerância ao leite (lactose) é diferente de uma alergia à proteína do leite de vaca. No caso da proteína do leite esta constitui-se como o alergénio que provoca uma reação por parte do sistema imunitário, podendo ser mais ou menos grave, dependendo de pessoa para pessoa. Nem todas as alergias são permanentes, especialmente em crianças, sendo que nestas as alergias normalmente desaparecem entre os três e os cinco anos de idade. As alergias ou intolerâncias podem surgir em qualquer idade e não têm cura. Para pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, os produtos Shoyce oferecem todos os dias uma boa alternativa aos laticínios.
Caso suspeites de uma reação alérgica ou tenhas sintomas graves durante mais de um dia, deverás contactar imediatamente o teu médico de família.

Os principais benefícios de saúde dos produtos Shoyce prendem-se com o facto de serem de origem vegetal e isentos de qualquer ingrediente de origem animal. São produtos naturalmente baixos em gorduras saturadas, ricos em proteínas vegetais (de soja), isentos de lactose e glúten, e por isso fáceis de digerir.

De acordo com o REGULAMENTO (UE) N.o 1169/2011 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 25 de Outubro de 2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, a informação sobre potenciais alergénios deverá ser sempre fornecida ao consumidor.
Assim sendo, o nome da substância ou do produto alergénio deve ser realçado através duma grafia que a distinga claramente da restante lista de ingredientes, por exemplo, através dos caracteres, do estilo ou da cor do fundo. Na listagem de ingredientes de todos os produtos produzidos na NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A. poderá verificar que os alergénios se encontram a negrito e são devidamente comunicados.
Como seria expectável dos produtos de origem vegetal, todos os produtos Shoyce são naturalmente isentos de lactose e livres de proteína do leite de vaca, não contendo qualquer vestígio de lacticínios.
Os produtos são também isentos de glúten (consulte a lista de ingredientes); neste caso essa informação está explicitamente presente na embalagem.
No caso da bebida de aveia, garantimos a ausência de glúten diretamente no fornecedor, optando por adquirir matérias-primas que oferecem garantias de isenção de glúten.
Este produto está certificado pela entidade COELIAC de forma a garantir aos nossos consumidores isenção de glúten nos produtos Shoyce.

Todos os produtos produzidos na NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A. são adequados para vegetarianos e vegans. Não contêm qualquer ingrediente de origem animal.
Todos os produtos Shoyce são aprovados pela entidade europeia Certificado Vegetariano Europeu V-label. Esta licença permite colocar o símbolo nas embalagens.

Não. A NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A. é uma empresa certificada pela norma IFS (International Food Standard). O sistema de controlo de fornecedores, matérias-primas e produto final permite à Nutre monitorizar/controlar todo o processo de produção da matéria-prima (seja ela soja, arroz, aveia ou outros).
Na NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A. é utilizado um sistema de rastreabilidade para evitar a contaminação dos produtos por organismos geneticamente modificados (OGM). Os produtos produzidos pela Nutre são analisados de forma a garantir o cumprimento de requisitos legais europeus aplicáveis, sendo que esse controlo é avaliado e monitorizado em auditorias de cliente e de organismos de certificação.
Para garantir um controlo fiável, o sistema é constantemente avaliado e atualizado. A NUTRE – INDÚSTRIAS ALIMENTARES, S.A. rege-se pois por uma política de NÃO OGM.

CONTACTA-nos!

Envia-nos as tuas dúvidas, questões e recomendações. Responderemos tão brevemente quanto possível!

CONTACTOS:
MORADA:

Nutre Indústrias Alimentares S.A.
Zona Industrial de Vagos
Lote 104
3840-385 Vagos
PORTUGAL

COFINANCIADO POR :