3. Qual a diferença entre intolerância e alergia?
A intolerância alimentar mais comum e conhecida é a intolerância à lactose e está relacionada com a deficiência da enzima lactase. A enzima lactase, que é produzida no nosso sistema digestivo, permite a correta digestão da lactose – açúcar natural do leite.
Caso o nosso organismo não produza a enzima lactase em quantidade suficiente, parte da lactose passa pelo intestino sem ser digerida, podendo provocar sintomas como mau estar intestinal, afrontamentos, diarreia etc. A resolução deste problema passa por evitar o consumo do leite e da lactose, substituindo-os por alternativas de origem vegetal, tais como os produtos Shoyce.
Este tipo de intolerância ao leite (lactose) é diferente de uma alergia à proteína do leite de vaca. No caso da proteína do leite esta constitui-se como o alergénio que provoca uma reação por parte do sistema imunitário, podendo ser mais ou menos grave, dependendo de pessoa para pessoa. Nem todas as alergias são permanentes, especialmente em crianças, sendo que nestas as alergias normalmente desaparecem entre os três e os cinco anos de idade. As alergias ou intolerâncias podem surgir em qualquer idade e não têm cura. Para pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, os produtos Shoyce oferecem todos os dias uma boa alternativa aos laticínios.
Caso suspeites de uma reação alérgica ou tenhas sintomas graves durante mais de um dia, deverás contactar imediatamente o teu médico de família.