30. As bebidas vegetais no geral provocam cancro da próstata?

30. As bebidas vegetais no geral provocam cancro da próstata?

Segundo o Comité científico da ENSA Efeito (www.ensa-eu.org), colocou-se a hipótese de que as baixas taxas de cancro da próstata nos homens asiáticos poderiam dever-se à inclusão de alimentos de soja na sua dieta habitual. De facto, os estudos que investigaram esta possibilidade mostraram que os homens que ingerem regularmente alimentos de soja têm um risco de cancro da próstata 30% inferior, em comparação com aqueles que não ingerem estes produtos frequentemente. Nestes estudos, os homens com menor risco consumiam cerca de duas porções de alimentos de soja diariamente.
Além de reduzir o risco de cancro da próstata, a soja pode ser benéfica para os homens que já apresentam esta doença. Os estudos revelaram que a soja afeta favoravelmente os valores de antigénio específico da próstata (PSA) nos doentes com cancro da próstata. O PSA é uma proteína produzida pela glândula prostática, que é utilizado como indicador de cancro da próstata.
Os estudos indicam que em doentes com cancro da próstata que foram tratados sem sucesso, a ingestão de aproximadamente três porções de alimentos de soja por dia retarda o aumento dos níveis de PSA. Apesar de os mecanismos de ação não serem totalmente conhecidos, os cientistas acreditam que a explicação para a diminuição do risco de cancro da próstata pelos alimentos de soja poderá estar nas isoflavonas, constituintes naturais da soja.

CONTACTA-nos!

Envia-nos as tuas dúvidas, questões e recomendações. Responderemos tão brevemente quanto possível!

CONTACTOS:
MORADA:

Nutre Indústrias Alimentares S.A.
Zona Industrial de Vagos, Lote 104
3840-385 Vagos , Portugal

COFINANCIADO POR :